quinta-feira, 20 de maio de 2010

Indentidade Nacional

Português


Identidade nacional é um conceito que surge com mais força no século XIX e, num primeiro momento, é uma experiência positiva, é uma experiência de irmandade das nações e não de luta entre as nações. Mas que mais tarde apresenta-se na sua vertente extremista, chamada nacionalismo, que está presente no Nazismo e Comunismo.

Define-se como um sentimento de pertencimento a um país, partilhado por um grupo de pessoas. Difere do nacionalismo porque este sobrepõe a Identidade Nacional às outras Identidades colectivas como a religião, por exemplo.

A Identidade Nacional é uma das ideias provenientes do Liberalismo. O liberalismo promove a igualdade entre as pessoas, quando as pessoas são iguais perante o sociedade e o estado, quando todos sentimos que fazemos parte do estado, sentimos que o bem público também nos pertence. Só nestas condições podemos sentir que o bem comum também nos pertence.

A Identidade Nacional é apreendida, através da educação, não é algo que nos seja inato. Dependendo dessa aprendizagem ela terá um certo conteúdo, esse mesmo conteúdo varia de pessoa para pessoa. Se uma pessoa gosta de futebol, a sua Identidade Nacional passa pela selecção de futebol. Mas para quem não ligue nada a futebol, a selecção nada lhe diz, não faz parte da sua Identidade Nacional, mas se gostar de literatura, os escritores(ras) do seu país serão parte da sua Identidade Nacional. É uma forma sem conteúdo; cada um de nós tem uma Identidade Nacional diferente, que depende das nossas experiências e daquilo que valorizamos, que sentimos que representam verdadeiramente a essência do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário