segunda-feira, 29 de março de 2010

Lygia Fagunde Telles

Português

Contista e romancista, Lygia Fagundes Telles nasceu "em São Paulo" em São Paulo, mas passou a infância em pequenas cidades no interior do Estado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, foi delegado e promotor público. A mãe, Maria do Rosário (Zazita) era pianista. Algumas das cidades percorridas: Sertãozinho, Areias, Assis, Apiaí e Descalvado. Voltando a residir com a família em São Paulo, formou-se em Direito (Faculdade do Largo de São Fransisco) e cursou ainda a Escola Superior de Educação Física da mesma Universidade. Foi casada com o jurista e ensaísta Goffredo Telles Júnior. Divorciada, casou-se com o crítico de cinema e fundador da Cinemateca Brasileira, Paulo Emílio Salles Gomes. Tem um filho, Goffredo Telles Neto, cineasta.
Lygia Fagundes Telles começou a escrever muito cedo, o que a levou a considerar seus primeiros livros "muito imaturos e precipitados". Segundo o crítico Antonio Candido, o romance Ciranda de Pedra (1954) seria o marco da sua maturidade intelectual. Concordando com esse critério, a autora considera a sua obra a partir dessa data. Participante e testemunha desse tempo e desta sociedade, a escritora classifica sua obra como de natureza engajada, ou seja, comprometida com a condição humana nas suas desigualdades sociais.
Recebeu diversos prêmios literários, dentre os quais o do Instituto Nacional do livro, 1958; o Guimarães Rosa, 1972; o Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, 1973; o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, 1980; e o Pedro Nava, de melhor livro do ano, 1989. A coletânea de contos.A Noite Escura e mais Eu recebeu três importante prêmios literários: melhor livro de contos, da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro; Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo; e Aplub de Literatura, Porto Alegre.
Lygia Fagundes Telles tem participado de feiras de livros e congressos realizados não só no Brasil, mas também em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Suécia, Canadá, Estados Unidos e México, países nos quais foram publicados seus contos e romances. Condecorações: Ordem do Rio Branco (Brasil), Infante Dom Henrique (Portugal), Ordre dês Arts et dês Lettres-Chevalier (França) e Orden Al Mérito Docente y Cultural Gabriela Mistral – Gran Oficial (Chile). A escritora pertence à Academia Paulista de Letras e à Academia Brasileira de Letras. É membro do Pen Club do Brasil.

obras
romance

Ciranda de Pedra (1954)
Verão no Aquário (1963)
As Meninas (1973)
As Horas Nuas (1989)

contos
Antes do Baile Verde (1972)
Seminário dos Ratos (1977)
Mistérios (1981)
A Estrutura da Bolha de Sabão (1991)
A Noite Escura e mais Eu (1996)
Venha Ver o Pôr-do-sol (1987)
Oito Contos de Amor (1997)
Invenção e Memória (2000)

miniaturas
A Disciplina do Amor (1980)

2 comentários: