quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rubem Valentim

Artes

Artista que trabalha com a simbologia afro (semiétrica),levando a cultura afor baiano para outros países.Ele utiliza madeira em suas esculturas (trindimensionais) para transpor o que pinta (biodimensional) em suas telas.Atualmente podemos encontrar suas obras na galeria situada no museu de arte moderna de Salvador.

OBS: o que é SIMBOLOGIA AFRO SEMIÓTICA.

Definição é o estudo dos símbolos usadas nos atuais que fazem parte de determinados povos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rene Descartes

Filosofia

Descartes, por vezes chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mas influentes da história humana.

Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetro de Paris.O seu pai ,Joachim Descartes , advogado juiz,possuía terras e o titulo de escodeiro, além de ser conselheiro no parlamento de Rennes,na Bretanha.

Com um ano de idade,Descartes perdeu a mãe, Jeanne Brochard, no seu terceiro parto, e foi criado pela vó.Seu pai se casou novamente e chamava o filho de "pequeno filosofo".

Em 1667, depois de sua morte, a Igreja Cátolica Romana colocou suas obras no índice de livros proibidos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mangá


Artes

Mangá é o nome dado ás histórias em quadrinhos de origem japonesa.A palavra surgiu da junção de outros dois vocábulos : man, que significa involutário, gá, imagem.Os mangás se diferenciam dos qradrinhos ocidentais não so pela sua origem, mas principalmente por se utilizada de uma representação gráfica completamente própria.

Os mangás tem característica de serem feitos completamente em preto e branco e em um papel jornal o´que torna o produto mas barato e faz com que o produto seja consumido por qualquer pessoa.

O principal interesse do mangá é encantas pessoas do mundo todo.Ler um mangá é uma experiência única.É mergulhar em um mundo próprio.Cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita diversão.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Crânio

Ciências

O cranio


O´que é crânio: Termo usado para definir a estrutura rígida (dura), cartilaginoso ou óssea,localizada em posição anterior em relação á coluna vertebral em todos os animais vertebrados.

O crânio possui a função de armazenar e proteger o encéfalo,além alem de proporcionar fixação dos músculos do rosto e da boca.

Em alguns vertebrados inferiores, o crânio é formado por
cartilagem durante toda a vida do organismo.Nos vertebrados mais evoluído, como o ser humano, o crânio é cartilaginoso durante a fase de ambrião e se calcifica no começo da vida após o nascimento.ATÉ FICAR RÍGIDO.

Ossos do Crânio:

O crânio humano é composto de oito ossos:

-parietal(dois)
-temporal(dois)
-frontal
-Occipatal

-esfenóide
-etimoide

Crânio : Proteger e fixar.

Oralidade e Escrita

Português

Oralidade

Oralidade é a transmissão oral dos conhecimento armazenados na memória humana.Antes do surgimento da escrita,todos os conhecimento eram transmitidos oralmente.A memória auditiva e visual eram os únicos recursos de que dispunham as culturas orais para os armazenamento e a transmissão do colhecimento ás futuras gerações.A inteligência estava relacionada intimamente a memória.Os anciões eram os mais sábios,pelo conhecimento acumulado.


Escrita

É uma tecnologia de comunicação,criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas,que consiste em marcas num suporte significando palavras ou idéias.

O avanço da tecnologia e as alterações entre diferentes suporte (por exemplo; papel, tela ...) e linguagem (verbal e não verbal) tem permitido, inclusive, o aparecimento de formas coletivas de contrução de textos, como exemplo livros.

Nas maioria das vezes,a intenção da escrita é a produção de textos que serão alvos da atividade de leitura.

Matemática

Soma Das medidas dos ãngulos Internos De um polígono qualquer.

SI= (n-2).180

SI > Soma dos ângulos internos.
n> numero de lados de um polígono.
EX: Um polígono com 13 lados,qual a soma dos algulos internos?

Si=(n-2).180
Si=(13-2).180
Si=(11.180
Si=1.980

Soma das medidas dos ângulos ex
ternos de um polígono qualquer.

Quadrilátero

a+m = 180
b+p = 180
c+n = 180
d+p= 180

OBS: Onde Se = 360
e a medida da soma dos ângulos externos de um triângulos.

Filosofia da Ciência


Filosofia

A palavra ciência vem do latim acientia,que significa "conhecimento" como ponto de partida,podemos dizer que a ciências de caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguros dos fenômenos do mundo.

Um dos objetivos da ciências é tornar o mundo compriensivel,proporcionando ao ser humano meios para exercer controle sob a natureza.Assim desenvolvendo uma visão positiva da ciência, o matemático britânico de origem polonesa Jacob Bronouski científico,o homem domina a natureza não pela força, mas pela compriensão.O modo dos cientistas conduzirem suas investigações envolve um núcleo de procedimentos,que costuma ser chamado método científico

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cores

Artes

Desde os tempos mais antigos o ser humano usa a cor em suas pinturas.E é justamente por isso que vamos aprender a trabalhar com ela.

Entre todas as cores existem três que são muito importantes, porque são elas que dão origem a todas as outras cores,ao serem misturadas.Elas são chamadas de c
ores primárias. veja: