quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Crise da União Soviética

Geografia

A antiga União Soviética entrou em fins crise da década de 80 e no início da década e no início da década de 90.A opinião pública internacional estava contra o comunismo, provocando uma abertura política na URSS promovida por Mikhail Gorbachev, as conhecidas glasnost e perestroika.Além disso,várias repúblicas começaram a declarar independência, até que a Russia ficou praticamente sozinha.Sem uma União para governar, Gorbachev largou o poder.

A Russia Foi um país proporções continentais, cobrindo praticamente um sexto das terras emersas do planeta, fundada em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império a Russo, na Europa e na Ásia. O número de repúblicas constitutivas variou ao longo do tempo, mas foi de quize durante a maior parte da existência do país.A União Soviética (nome mais curto pelo qual era comumente conhecida) foi umas das duas superpotências durante a guerra fria.União dessenveu-se officialmente em 25 de dezembro de 1991.

Conto

Português

SEQUESTRO RELÂMPAGO

Estamos cansados de saber e de ler sobre as maldades que acontecem no mundo, e ficamos estarrecidos com a capacidade que o ser humano tem em engendrar atos maléficos e hediondos. Também estamos cansados de saber, que devemos ser solidários com o próximo, menos materialista e mais espiritualista , enfim humanizar-se. É um dever cristão ajudar e orientar e sendo estas, pessoas de idade, então é um dever sagrado. Mas, por causa dessa minha mania de ter o coração aberto, saber ouvir e querer ajudar, eu fui vitima de um seqüestro relâmpago em meados de janeiro e fiquei durante quatro horas nas mãos de golpistas, que só me soltaram depois que conseguiram retirar todas as minhas economias do banco.
Foi tudo muito rápido...Eram dez horas da manhã e eu estava voltando da academia ( ginástica)quando parei para dar informações a uma senhora que estava a procura de apartamento nas redondezas. Neste momento surge minha filha e também conversa com a referida senhora. De repente, para um carro e dele desce um rapaz que ela diz ser seu sobrinho. Bem apessoado e ela também, muito distinta e simpática. A Evelyn segue seu caminho e eu ia me despedir, quando então, surge a arma nas mãos do rapaz e este em questão de segundos me empurra para dentro do carro, enquanto a senhora entra rápido pela frente onde já havia outra mulher na direção. E o carro dispara e eu gelei, nem deu tempo de gritar.... o pânico tomou conta de mim....
Então o rapaz guardou a arma e disse:--Senhora, não vamos lhe fazer mal, queremos o seu dinheiro...Pegaram minha bolsa e por azar, eu que nem sempre levo a carteira para a academia, aquele dia estava com ela e todos os cartões. E ai f oi um inferno, me levaram para caixas eletrônicos, boca do caixa, e até em lotéricas no fim do mundo. E ai vocês estão pensando porque eu não gritei e chamei a atenção dos guardas. Mas eu estava completamente nas mãos deles, eles sabiam onde a Evelyn estava e usaram-na para me coagir. Diziam que, se qualquer coisa desse errado, o rapaz ( que ficava sempre fora, enquanto a senhora entrava comigo no banco e a outra ficava de sobreaviso no carro) iria atrás da Evelyn e ninguém se responsabilizaria pelo que acontecesse com ela. Então, o medo tomou conta de mim e eu fui retirando o dinheiro e passando para as mãos deles. Numa determinada hora, parecia que eu ia sufocar, ai eles pararam o carro e me deram água, que por certo continha algum calmante pois senti-me relaxar.
A partir daí, o dinheiro que eu tinha passou a ser só papel, eu queria preservar a minha vida e a da Evelyn, e aqueles filhos da mãe estavam agindo de cara limpa. Quando me soltaram perto de casa e eu nem sei como cheguei, pois estava atordoada e tremia demais. A Evelyn, já preocupada com a minha demora tinha ligado para meu filho e fomos fazer o BO. Percorremos quase todo o trajeto feito pelos golpistas, mas eles não pararam em nenhum lugar onde houvesse câmeras. No outro dia, o investigador da policia ligou para que eu comparecesse na delegacia dar mais detalhes e fazer um retrato falado do trio de golpistas. Mas acontece que eu não fui, estava traumatizada, o medo era tanto que passei duas semanas sem sair de casa. E também pensei: - de que adianta, esse pessoal quando é preso num dia, já é solto no outro- Não se pode confiar mais em nenhuma autoridade, todo o sistema esta corrompido.
E lembrei bem do que o cara disse:
--Senhora, agora vá e esqueça!!!
E eu estou tentando esquecer e dou infinitas graças à Deus por estar viva, mas um dia alguém dará uma rasteira nessa velha golpista, ora se não!!!
Doroni Hilgenberg

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Expressão Tridimensional


Artes

Definição - É o ramo das artes que se ocupa do estudo de objetos tridimensionais de seus projetos e suas execuções.Pode ser feito com repetição modular, ou com módulos irregulare, que combinado dão origem a escultura.

Behind, Between, in front of

Inglês

Behind :

Significado ; Atrás de ;



Ex : There is a cat behind
the sofa

leave behind= Deixa para trás.

Between :



Significado ; entre ;



Ex : I am between my brother and my sister .


The shirt was dove-colored, betwee blue and greem.
A camisa furta-cor Azul e greem.



In front of :



Significado ; na frente de ;



Ex : The teacher is in front of Jack



São Prepositions of place .



Cardinal numbers :



1 ( one ) ; 2 ( two ) ; 3 ( three ), etc.




Ordinal numbers :



1* ( first ) , 2* (second ) , 3* ( third ) ,etc .

terça-feira, 27 de abril de 2010

Funções Vitais

ciências



>>Funções necessárias para manutenção da vida



Nutrição -



Digestão

Respiração

circulação

excreção



Relação



Locomoção

Sentidos

Fala



Coodernação



Cordenação

Cordenação Nervoso

cordenação Endócrina



Função de manutenção da espécie.



Reprodução



Sexuada não Possui Gometas

Gônadas >>óvulo - espermatozoide



Assexuada Possui Gometas

Francis Bacon

Filosofia


Francis Bacon nasceu em Londres, em 22 de janeiro de 1561 morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626.


A obra de Bacon representa tentativa de realizar o vasto plano de `Instauratio magna´ ( Grande restauração).De acordo com o prefácio do Novum organum´ (Novo método), pulblicado em 1620.


Embora Bacon não tenha realizado nenhum progresso nas ciências naturais, ele foi o autor do primeiro esboço racional de uma metodologia científica.E sua teoria dos ídolos antecipa, em germe, moderna sociologia do conhecimento.


``SABER É PODER´´
Bancor foi o autor do primeiro
esboço racional de uma metodologia científica

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por que , Porque e Por quê , Porquê

Português

Por que= Nas frases interrogativas, escreve-se por que quando essa expressão estiver no início da frase.Escreve-se por que nas frases interrogativas indiretas quando for equivalente a por qual motivo, por qual razão,também se escreve por que quando for equivalente a pelo (a) qual, pelos (as) quais.

Exemplo:

Ele queria saber por que ela estava certa.

Porque= Escreve-se porque em respostas e em orações que introduzem uma causa ou explicação.Nesse caso, a palavra equivale, geralmente, apois, já que e uma vez que.

Exemplo:

Sei que há algo de errado, porque Hagar está apreensivo.

Por quê= usa quando estiver no final da frase

Exemplos:

Helga estava aborrecida porquê ?

Porquê= Escreve-se porquê quando for substantivo, vier precedido, geralmente, de um artigo e for equivalente a razão, motivo.

Exemplo:

Por favor, explique-me os porquês daquela discussão

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Polinômios

Matemática

(Qualquer adição algébrica de monômios denomina-se polinômio.)

São polinômios as seguintes expressões:

ab + x²
100x + 10y + 2
3x + 2y
y - 2x

Polinômio Reduzido

x² + xy + xy=
=x² + x² + xy + xy + xy=
=2x² + 3xy

Dizemos que 2x² + 3xy é a forma reduzida do polinômio x² + xy + xy + xy.

Exemplos:

3a - 5ab + 8b - 2a + 3ab + b=
=3a - 2a - 5ab + 3ab + 8b + b=>>> pela propriedade comutativa
=a - 2ab + 9b>>>forma rduzida

How Many & How Much

Inglês

How many" (/hau 'meni/) é usado para coisas contáveis (asks for a number), ou como se fosse o nosso "quantas" e "quantos". "How much" (/hau mΛt∫/) é usado para os incontáveis (asks for an amount), ou como se fosse o nosso "quanta" e "quanto". Exemplo:



How much money do you have left?




How many books are in the library?




Obs: No caso do "people", é usado o how many:




How many people were in the house last week?




How much também significa quanto custa:




How much is this T-shirt?


Neurotransmissores

Ciências

Álcool

O etanol afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles o ácido gama-aminobutirico (GABA). Existem dois tipos de receptores deste neurotransmissor: os GABA-alfa e os GABA-beta, dos quais apenas o primeiro é estimulado pelo álcool, o que resulta numa diminuição de sensibilidade para outros estímulos.

O resultado é um efeito muito mais inibitório no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do organismo. Diversas partes do cérebro são afetadas pelo efeito sedativo do álcool tais como aquelas responsáveis pelo movimento, memória, julgamento, respiração, etc.

O etanol afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles o ácido gama-aminobutirico (GABA). Existem dois tipos de receptores deste neurotransmissor: os GABA-alfa e os GABA-beta, dos quais apenas o primeiro é estimulado pelo álcool, o que resulta numa diminuição de sensibilidade para outros estímulos. O resultado é um efeito muito mais inibitório no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do organismo. Diversas partes do cérebro são afetadas pelo efeito sedativo do álcool tais como aquelas responsáveis pelo movimento, memória, julgamento, respiração, etc.

O sistema glutamatérgico, que utiliza glutamato como neurotransmissor, também parece desempenhar papel relevante nas alterações nervosas promovidas pelo etanol, pois o álcool também altera a ação sináptica do glutamato no cérebro, promovendo diminuição da sensibilidade aos estímulos.




Os atos reflexos

Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Paradise

Emocional

A Paradise Indústria Aeronáutica recebeu recentemente a certificação pela FAA, enquadrando a nossa aeronave Paradise P1 na categoria LSA (Light Sport Aircraft). Iss
o permite que essa aeronave seja vendida nos EUA para escolas de pilotagem, profissionais liberais, fazendeiros, empresários e amantes da aviação em geral. Com a versão adaptada para deficiente físico, a empresa também entra no mercado de aeronaves especiais, fazendo essa inclusão social, contribuindo para a redução das barreiras existentes para portadores de deficiência. A aeronave Paradise realizou seu primeiro vôo em 1999, na cidade de Feira de Santana/BA , sendo essa o sétimo projeto desenvolvido por Noé. A partir daí, com a ajuda de todos os colaboradores, clientes, parceiros, a aeronave vem melhorando a cada dia e conquistando seu espaço no cenário nacional e internacional.

São produzidas no Brasil, e tem grande repercussão internacional, trazendo para o mercado mundial produtos de exelentes qualidade.

Monômios Adição, Divisão, Multiplicação e Potenciação

Matemática

*Adição de Monômios

1- 3xy + 4xy - 5xy=2xy
2- -12x³ + 3x²=9x2

*Multiplicação

1- 2x² . 4abx³=8abx³
2- -4yz²b³ . 10y² x³ b²=-40y³ z² b5 x³

*Divisão x²-x=x
12x²y=3x
1- 12x²y : 4xy= 4xy
2- -20 a² b³ c : 5 b²c=-4a²b

*Potenciação

1- (3ax)³=27a³x³
2-(_1_ x³y²)²= _1_ (x³)² (y²)²= _1_ x6 y4
2 4 4

Embraer

Emocional


A Empresa Brasileira De Aeronáutica S.A. (Embraer) é uma fabricante brasileira de aviões para uso comercial, executivo, agrícola, e militar.

É a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás de boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999.Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.
História:
A Embraer nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações.
Fundada no ano de 1969, seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante.Está sediada na cidade de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo.

Inicialmente,a maior parte de seu quadro de pessoal formou-se pelo Instituto Tecnológico de Eeronáutica (ITA) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).De certa maneira, a Embraer nasceu dentro do (CTA)
No ano de 1980, houve uma fusão com a Indústria Aeronáutica Neiva, que se tornou sua empresa subsidiária.




quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pablo Picasso


Artes

Biografia deste importante artista plástico do século XX, suas principais obras de arte, pinturas, esculturas, obras de cerâmicas, artes gráficas.


O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.

Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.

Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez, são exemplos deste período.

Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.

Africa Dominada

Geografia

Europeus- Exploração de Riquezas
Situação-Miseria e corência generalizada
Modo de produção-destruído conj. de procedimentos de uma sociedade adotada para garantir sua própria sobrevivência.
Até a segunda Guerra Mundial a Africa esteve dividida , em colônias que pertencia a França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Portugal, Espanha, e Itália.
A rápida reconstrução do japão.
O Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial
Cidades destruídas:
Hiro shino e Nagasaki alvos da bombas atômicas lançados pelos EUA.O Japão se rendeu e permaneceu ocupado pelos EUA até 1952 quando teve sua volta independencia.A recontrução foi finaciada pelos EUA, que criaram o plano Colombo que é parceiro como Marshall.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Voz Passiva

Português


O sujeito é paciente , isto é , recebe ou sofre a ação verbal.Há dois tipos de voz passiva. Veja.

Voz passiva analítica: Formada, geral , pelo verbo auxiliar ser , seguido de um verbo no particípio , acompanhado ou não do agente da passiva.

Exemplos:

Os textos eram escritos por Leonardo.


Os textos=sujeito paciente


eram escritos=verbo ser + verbo no particípio


por Leonardo=agente da passiva



Voz passiva sintética: Formada por um verbo transitivo direto na 3* pessoa , acompanhado do pronome apassivador se e do sujeito paciente.Na passiva sintética , o agente da passiva nunca aparece , e o sujeito sempre vem depois do verbo.

Exemplos:

Criam-se códigos indecifráveis.


criam-se=VTD (3* pessoa) pronome apassivador.


códigos indecifráveis=sujeito paciente

Forte De São Marcelo



Artes


O Forte de Nossa Senhora da Pópula e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte Do Mar, localiza-se em Salvador, capital do Estado Brasileiro Bahia.

O Forte de São Marcelo fica a cerca de 300 metros da costa, fronteira ao centro histórico da cidade, destocose por se encontrar entre as águas.


Construção - Governo Geral:


Diego de Mendonça Furtada


(1623)


Estilo= Renascente.

Foi construído no início do século 17
A estrutura é circular


E só chega lá de barco e tem que pagar 10,00 reais para chegar lá.



terça-feira, 13 de abril de 2010

Monômios Semelhantes

Matemática

Os monômios são semelhantes se tiverem a mesma parte literal(que é a parte formada por letras) não importando a ordem por que xy²=x*y*y logo,y²x=y*y*x ou seja representa o mesmo produto o que é bem diferente no caso,a²bceabcresumindo a ordem dos fatores não importa o que realmente importa é o expoente de cada elemento ser igual ao outro correspondente,ex.a com..a,y²..com..y².Respondendo: são semelhantes porque têm as mesmas letras e essas letras têm o mesmo expoente não importando em que ordem apareçam porque representam o mesmo produto.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Edição Algébrica De Monômios




>>> A área de um retângulo é obtida multiplicando-se o comprimento pela largura.






Em uma expressão algébrica,se todos os monômios ou termos são semelhantes, podemos tornar mais simples a espressão somando algebricamente os coeficiente e mantendo a parte literal.

Observe:

5aX - 7ax = -2ax>>(5-7)
3xy- xy = 2xy>>(3 - 1)
-9a²b² +13a²b² = 4a²b²>>(-9+13)

Diego Rivera


Português


Um artista Moderno,de figura de relevo da mordenidade mexicana,iniciou seus estudos de pintura na Academia de San Carlos, aos dez anos de idade.Formado nos moldes do naturalista,sua entrada na modernidade,ocorre a partir de uma segunda viagem à Europa em 1911.Nesta segunda permanência em Paris fica marcado pelo Pontilhismo de Seurat,pelas formas maciças de Gauguin e pela construção fragmentária,já potencialmente cubista,de Cézanne.Em 1913 sai de Paris rumo a toledo,já com o instrumental necessária para ser um cubista consumado.Esta etapa nos permite ver um Rivera,ainda alheio ao contexto mexicano,mas com uma excelente técnica.
As séries de retratos e paisagens cubista (1913-1918) são iniciadas na Espanha onde viverá com Angelina Beloff.Em 1915 ele lançou pela primeira vez o tema mexicano em sua pintura - ainda cubista - com paisagem zapatista ou O guerrilheiro.



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Possessive Pronouns

Inglês


Pronomes possessivos: mine, yours, etc.

Pronomes possessivos evitam a repetição de um substantivo ex. That car is mine!

Concordam com o possuidor e não com o objeto possuído ex. She has a dog. Her dog is black.

Nunca se usam com o artigo ex. My dog = o meu cachorro; mine = o meu.

Os possessive pronouns vêm no lugar dos substantivos. Os possessive adjectives precedem os substantivos ex. But my dog is white. Mine is white.

Possuidor Possessive Adjectives Possessive Pronouns

I

my car s)

mine

You

your ticket (s)

yours

He

his pen (s)

his

She

her book (s)

hers

It

its name (s)

----

We

our friend (s)

ours

You

your pencil (s)

yours

They

their cat (s)

theirs

terça-feira, 6 de abril de 2010

Objetos Alimentos Bebidas

Inglês

Objetos Alimentos Bebidas

pen=caneta egg=ovo milk=leite
ruler=régua apple=maçã coffee=café
bank=banco banana=banana soda=refrigerante
keys=chaves pineaple=abacaxi orange juice=suco laranja
tennis racket=raquete de tênis orange=laranja tea=chá
watch=relógio mango=manga yogurt=iogurte

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Revolta de Beckman

História


A base da economia so Grão-Pará e Maranhão eram as chamadas drogas do sertão:cacau,canela,,castanha do pará ,pequi,guaraná,plantas medicinais,aromáticas etc extraídas da floresta pelos indígenas escravizados para os colonos da região.Por isso,ao serem informados da proibição de escravizar índios,os colonos protestaram e exigiram uma atitude do governo.
O governo de Portugal criou a Companhia de Comércio do Maranhão,que se comprometeu a vender africanos escravizados para os colonos,além de ferramentas e roupas de que eles necessitassem.A companhia, no entanto, não cumpria o prometido:além de não trazer os africanos para o Maranhão , falsificava pesos e medidas , cobrava caro pelos produtos que vendia e pagava barato aquilo que comprava na região

Voz verbal

Português

Voz verbal é a forma assumida pelo verbo para indicar a relação existente entre o sujeito, agente ou paciente,e a ação por ele expressa

Voz ativa: Quando o sujeito é agente ,isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.

Os jogadores do time visitante chutaram a bola no cimitério.

Os jogadores do time visitante é sujeito agente

O vizinho do prefeito detestava jogo de futebol.

O vizinho do prefeito é sujeito agente

Voz passiva; Quando o sujeito é paciente ,isto é, recebe ou sofre a ação expressa pelo verbo

A bola era devolvida rapidamente por Zé Coveiro

A bola=sujeito paciente
Por Zé Coveiro=agente da ação verbal

O cemitério Municipal foi construído pela prefeitura exatamente nos fundos do campo de futebol.

O comitério Municipal =sujeito paciente

Pela prefeitura = agente da ação verbal.

Voz reflexiva:Quando o sujeito é agente e paciente,isto é,pratica e recebe ,ao mesmo tempo,a ação expressa pelo verbo.

Os jogadores adversários atreveram-se em pegar a bola

Os jogadores adversários = sujeito agente paciente.

Zé Coveiro levantou-se desajeitadamente da tumba

Monômio

Matemática


Geralmente,um monômio é formado por duas partes:um número chamado coeficiente do monômio e uma variável ou uma multiplicação de variáveis (inclusive seus expoentes) chamada parte literal.
Exemplo:

3x 3 é coeficiente e x é parte lateral.

Como o número 1 é o elemento neutro da multiplicação,convencionou-se que:

1x=x -1x=-x


Quando o coeficiente de um monômio é 0, o monômio representa sempre o número real zero e é chamado monômio nulo. Exemplo

0x=0 0mn
2=0