terça-feira, 30 de março de 2010

Redação

Emocional

Aprender a ouvir de vocês,expressar o conhecimento de como eu posso me ralacionar a respeito da opinião de outras pessoas.Sempre tentar compriender atenciosamente o que ela quer dizer.Tentar compriender as opiniões contrárias.
A paciência é como o recurso que eu devo controlar,com aquelas pessoas que me irrita.Tentar me interagir como falar mas demostrar um respeito maior.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Aristoteles

filosofia

Aristoteles de estagira-Desenvolveu a lógica, ferramenta básica do racicínio,concepção da realidade os dados captados pelos sentidos constituem a existência do ser.O conhecimento tem de evoluir individual para o universo.O ato é a manifestações atual do ser a potencia representa as possibilidades do ser , sua capacidade de ver a teoria da causalidade.Destigue quatro tipos de cauda: Material ,formal,deficiente e final.Passagem da potência para o ato definição de homem.

Cauda material=refere-se a matéria de que a coisa é feita.EX O mármore usado na confecião de uma estátua.
Cauda formal=refere-se a forma, natureza específica.EX uma estátua de homem e não de cavalo.
Cauda efíciente=refere-se ao agente produzia diretamente a coisa EX O exultor que fez a estátua.
Cauda fínal=refere-se ao objetivo, a intenção a finalidade .EX O escultor tinha como finalidade exaltar soldado.

Lygia Fagunde Telles

Português

Contista e romancista, Lygia Fagundes Telles nasceu "em São Paulo" em São Paulo, mas passou a infância em pequenas cidades no interior do Estado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, foi delegado e promotor público. A mãe, Maria do Rosário (Zazita) era pianista. Algumas das cidades percorridas: Sertãozinho, Areias, Assis, Apiaí e Descalvado. Voltando a residir com a família em São Paulo, formou-se em Direito (Faculdade do Largo de São Fransisco) e cursou ainda a Escola Superior de Educação Física da mesma Universidade. Foi casada com o jurista e ensaísta Goffredo Telles Júnior. Divorciada, casou-se com o crítico de cinema e fundador da Cinemateca Brasileira, Paulo Emílio Salles Gomes. Tem um filho, Goffredo Telles Neto, cineasta.
Lygia Fagundes Telles começou a escrever muito cedo, o que a levou a considerar seus primeiros livros "muito imaturos e precipitados". Segundo o crítico Antonio Candido, o romance Ciranda de Pedra (1954) seria o marco da sua maturidade intelectual. Concordando com esse critério, a autora considera a sua obra a partir dessa data. Participante e testemunha desse tempo e desta sociedade, a escritora classifica sua obra como de natureza engajada, ou seja, comprometida com a condição humana nas suas desigualdades sociais.
Recebeu diversos prêmios literários, dentre os quais o do Instituto Nacional do livro, 1958; o Guimarães Rosa, 1972; o Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, 1973; o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, 1980; e o Pedro Nava, de melhor livro do ano, 1989. A coletânea de contos.A Noite Escura e mais Eu recebeu três importante prêmios literários: melhor livro de contos, da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro; Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo; e Aplub de Literatura, Porto Alegre.
Lygia Fagundes Telles tem participado de feiras de livros e congressos realizados não só no Brasil, mas também em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Suécia, Canadá, Estados Unidos e México, países nos quais foram publicados seus contos e romances. Condecorações: Ordem do Rio Branco (Brasil), Infante Dom Henrique (Portugal), Ordre dês Arts et dês Lettres-Chevalier (França) e Orden Al Mérito Docente y Cultural Gabriela Mistral – Gran Oficial (Chile). A escritora pertence à Academia Paulista de Letras e à Academia Brasileira de Letras. É membro do Pen Club do Brasil.

obras
romance

Ciranda de Pedra (1954)
Verão no Aquário (1963)
As Meninas (1973)
As Horas Nuas (1989)

contos
Antes do Baile Verde (1972)
Seminário dos Ratos (1977)
Mistérios (1981)
A Estrutura da Bolha de Sabão (1991)
A Noite Escura e mais Eu (1996)
Venha Ver o Pôr-do-sol (1987)
Oito Contos de Amor (1997)
Invenção e Memória (2000)

miniaturas
A Disciplina do Amor (1980)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Expressão Algébrica

Matemática

Uma
expressão algébrica envolvendo somente potências não-negativas de uma ou mais
variáveis e não contendo variáveis no denominador, é chamada polinômio .

são
polinômios na variável x.

Exemplos de
polinômios nas variáveis x e y

Um termo de um polinômio é uma
constante, ou uma constante multiplicada por potências não negativas das
variáveis. Um polinômio pode ser considerado como uma soma de um número finito
de termos. Por exemplo, no polinômio identificamos três termos: 2x3 e 5. Além disto, os números 2, e 5 são os coeficientes do polinômio, x é a variável e seu grau é
três.

Termos que diferem apenas pelo valor de
seus coeficientes constantes são chamados termos semelhantes . Por exemplo, 5x2 e 2x2 são termos semelhantes.

Um polinômio pode ser denominado de
acordo com o seu número de termos, isto é, um polinômio de um termo pode ser
chamado monômio ; de dois termos,binômio e de três termos,trinômio.

Como as variáveis usadas nos polinômios
representam números reais, todas
as
operações entre polinômios são fundamentadas pelas propriedades dos números
reais.

Alguns resultados da multiplicação de
duas expressões algébricas são particularmente importantes para a
matemática.

Estes resultados são chamados Produtos Notáveis. Destacamos:

    (a +
    b
    )2 = a2 + 2ab + b2
    (a – b)2 = a2 – 2ab + b2
    (a + b)(a –
    b) = a2 – b2
    (a + b)3 = a3 +
    3a2b + 3ab2 + b3
    (a - b)3 =
    a3- 3a2b + 3ab2 - b3

As
identidades acima, por um lado, fornecem resultados imediatos para as
multiplicações indicadas e, por outro, podem ser consideradas maneiras
abreviadas de representar alguns polinômios.

Assim, por
exemplo, o produto notável (x + 3)2 resulta em x2 + 6x + 9. Equivalentemente, (x +
3)2 é uma forma abreviada de representar o polinômio x2 + 6x + 9. Dizemos que (x +
3)2 é a forma fatorada do polinômio x2

+
6x + 9.

Assim, como
fatorar um número é escrevê-lo como produto de outros números, também,fatorar
uma expressão algébrica é escrevê-la como produto de outras expressões
algébricas.

Nomeamos, a
seguir, os casos mais importantes de Fatoração, seguidos de exemplos
ilustrativos.

Fator Comum em
Evidência

2xy – 6x = 2x(y
3)

2x
= termo colocado em evidência
(y - 3) = quociente de cada termo da
expressão pelo fator comum.

Outro
exemplo:

10a4b – 5a3b + 15a2b2 = 5a2b(2a2 – a + 3b)

Assim,
5a2b(2a2 – a + 3b) é a forma fatorada de 10a4b – 5a3b + 15a2b2.


Platão de Atenas

Filosofia


Elaborou a teoria das idéias, pela qual procurava explicar o processo do conhecimento como a passagem do mundo da idéias e essências.Os objetos sensíveis geram as opiniões.
O conhecimento pe formado no mundo racional das idéias, onde o ser é absoluto,interno.
É ímutável o mito da caverna ilustra a teoria platônica do processo desenvolvido pela conhecimento humano. Na política,Platão imaginou uma sociedade ideal governada por reis-filósofos pessoas líbertas das caverna das ilusões e com o mas alto conhecimento do mundo de idéias.
Uma curiosidade é que o nome verdadeiro dele é Aristocles e ele recebeu esse nome de Platão foi por que ele tinha ombros largos. E as cavernas era sobre as idéias.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Prepositions - Introduction

Inglês

Preposição é a palavra que liga dois termos e que estabelece entre eles algumas relações. Nessas relações, um termo explica ou completa o sentido do outro.
Para nós, leitores, seria importante sabermos que as ‘Preposições’ em língua inglesa, nem sempre dever-se-á traduzir para o português. Muitas vezes, elas não poderão ser traduzidas, assim, sendo necessário entender que idéia elas expressam. Isso, porque, caso traduzimos a ‘Preposição’ ela não se adequará bem à tradução.Algumas das relações que as preposições expressam são: lugar ou posição, direção, tempo, maneira (modo) e agente (instrumento).
As principais preposições são:
·About – sobre; a respeito de
·After – após; depois (de)
·Against – contra
·Before – antes
·Behind – atrás
·Beside – ao lado de
·Besides – além de

terça-feira, 23 de março de 2010

Os tecidos no corpo humano

Ciências

No organismo humano,distinguem-se 4 tipos básicos de tecidos epitelial,conjuntivo,muscular e nervoso.Esses tipos de tecido não existem isoladamente.
Tecido epitelial:Faz o revestimento interno e externo de órgãos e compõe as glândulas.Todas as células que se agrupam sem deixar espaços entre si com a função de revestir o corpo e os órgãos,interno e externamente,constituem o tecido epitelial.O tecido epitelial, ou simplesmente epitélio, pode ser simples ou estratificado.No primeiros caso, é formado por uma só camada de células achatadas ,cúbicas ou prismáticas;no segundo , é formado por várias camadas de células.Os vasos sanguíneos é constituido por um epitélico simples,que recebe o nome de endotélico.O tecido epitelial que recobre certos órgãos externo forma outro tipo de membrana denominada serosa.Algumas glândulas são mistas, pois apresentam função exócrina e endócrina.
Tecido conjuntivo é o mas abundante no organismo. Suas células encontram-se separadas umas das outras por material intercelular.Por haver diferentes células e materias,são vários os tipos de tecido conjuntivo: de propriamente dito e conjuntivo de propriedades especiais, como o tecido hematopoético.Os tecido ósseo e cartilaginoso têm função de sustentação.No tecido ósseo,o material intercelular é solido, impregnado de carbonato e fosfato de cálcio e associado a uma parte orgânica constituída de uma proteína denominada osseína.O tecido sanguínio é o próprio sangue que é formado por uma parte líguida, denominada plasma ,e por alementos figurados encontrados no plasma.O tecido hematopoético tem a função de produzir as células do sangue.Otecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo formado de células que armazenam gordura na tela subcutânia;é o maior deposito de energia do corpo.O tecido conjuntivo propriamente dito encontra-se istribuídos por todo o corpo e é tecido mas comum.
Tecido Muscular é responsavel pelos movimentos do corpo. É constituído por células alongadas ,denominadas fibras, e capaze de contração.Forma de músculos.O musculo estriado esquelético é formado por feixes de células cilíndricas muito longas e com vários núcleos e estrias transversais.Tem contração rápida e sujeita ao controle voluntário.Músculo liso é formado por aglomerados de células fusiformes uninucleadas e sem estrias tranversais. Tem contração lenta e não está sujeito ao controle voluntário.O músculo estriado cardíaco, localizado nas paredes do coração, é formado por células alongadas,também com estrias transversais, ramificadas e unidas umas ás outras.
Tecido Nervoso distribui-se pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso.Seus principais componentes são os neurônios e as células da glia ou neuróglia.Os neurônios, ou células nervosas , são formados por um corpo celular que contém o núcleo e do qual partem prolongamentos de 2 tipos dendritos e axônio.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A marcha da colonização na América

História

A população brasileira se concentrava-se no litoral por causa da ação dos soldados dos bandeirantes,dos jesuítas e dos criadores de gado.A locomoção era difícil e os indígenas ofereciam dura resistência na ocupação de suas terras.
Umas das capitais que mas sofreram apartir de fortes construção por soldados no litoral Exemplo de São Luís ,Fortaleza ,Manaus e entre outros.
A pobreza dos bandeirantes relacionava, a solução estava no sertão pensavam os paulista daquela época por isso decidiram forma as badeirantes.
O principal motivodo bandeirismo a caça de Índio foi para trabalhar para eles na plantação de grão de trigo que aumentou muito
Os bandeirismo também fazia contratos por fazendeiros e autoridas para combater índios ou afrodescendentes rebelados contra escravidão
As monções eram expedições comerciais que surgiram de canoa pelo leito dos rios vender alimento e roupas.

Tecidos,órgãos e sistemas

Ciências


O corpo humano existem diferentes níveis de organização.As células semelhantes,que são formadas por átomos,moléculas e organelas, trabalham em conjunto fazendo a mesma função.O estômago por exemplo possui milhões de células lado a lado revestem internamente e produzem suco gástrico, que contém ácido clorídrico e enzimas.Só essas células essa função no organismo.O estômago também é formado por outras células como células alongadas e resistentes.
Os grupos de células diferenciadas dotadas de propriedades semelhantes constituem os tecidos. No estômago da célula que produzem suco gástrico eles formam em conjunto de tecido secretor.
Portanto, o estômago é formado por orgão formado por tecidos.
E os orgãos formam grupos de sistemas.Os órgãos componentes de um sistemas cooperam para a relização de uma mesma função.
O organismo humano é constituído pelos sistemas: digestório,respiratório,cardiovascular,urinária,nervoso,esquelético,articular, muscular e genital.
Todos os sistemas se mantêm interligados,fazendo do organismo um todo.

Um jogo de futebol

Português

Redação

Um dia eu etava treinando em um time então meu prfessor reuniu 4 pessoas da escolinha para fazer o teste no vitória a partir daquele momento eu fiquei muito feliz por ter uma oportunidade de jogar no vitoria.Depois disso eu começei a treinar muito para quando eu chegar no teste eu está preparado.Então eu fui fazer o teste e para a minha felicidade eu passei e até hoje estou no vitoria para seguir minha carreira como um jogador profissional.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Posição do Estados Unidos e da União Soviética

Geografia

Conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Suviética, uma parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa capitalismo representados pelos Estados Unidos socialismo defendido pela União Soviética.
Dada a impossibilidade de resolução de confrontos estratégico pela via tradicional da guerra aberta envolveria um confronto nuclear as duas superpotência passaram a disputar poder da influência política,economica e ideológica em todo o mundo.

Muro de Berlim

Geografia

O Muro de Berlim foi uma barreira física foi contruída República Democrática Alemã durante a guerra fria.A barreira de Berlim foi construída para separa toda a Berlim Oriental de Berlim Ocidental, além de dividir a cidade de Berlim ao meio também simbolizava a divisão de 2 partes como República Democrática Alemã (RDA) constituída pela socialista simpatizante do regime soviético.
Pessoas que tentaram atravessar não conseguia por que era muito de segurança o muro tinha várias cercas elétricas entre outra e foram mortos 80 pessoas indentificadas e 112 ficaram feridos e minhares aprisionados na tentativa de atravessar.

A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.

Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e1989 , o Muro

Na Europa arrasada,nasce a Guerra Fria

Geografia

Como se diz na Europa foi senário da Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra vários países do continente estava destruídos economicamente arrasados.
E os que saíram vencedores foram (Estados Unidos,Reino Unido,França e União Suviética)reordenaram o mapa político Europeu em funções da Segunda Grande Guerra. Então a Alemanha foi obrigada a se render e teve o território ocupado pelos vencedores da Guerra.


(Resumo da aula)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Salvador Dalí

Artes
Salvador Dalí foi um importante pintor catalão,conhecido pelo seu trabalho serrealista.Seu trabalho chama a atenção pelo fato de imagens bizarras,oníricas,com exelente qualidade plástica.
Sua obra que mas se destacou foi Presidente da Memória.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Acentuação dos hiatos

Português


Hiato ele é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes
Exemplo. : gra-ú-do Fa-ís-ca

As vogais i e u são tônicos do hiato quando estiverem sozinhas na sílaba de s.

Exemplos: ba-i-nha ra-i-nha